top of page

Golpes nas Redes So­ciais e What­sApp, Como Fun­ciona e o que Fazer


Nos últimos anos vem crescendo os golpes através do aplicativo WhatsApp e outras redes sociais, golpes realizados por criminosos que clonam o número da vítima ou fazem um perfil falso utilizando uma foto da vítima retirado de qualquer outra rede social.


No WhatsApp o criminoso informa que mudou o número de telefone e em outras redes sociais, como instagram por exemplo, o criminoso posta produtos com valores bem abaixo do mercado. Em todos os casos deve-se ficar atento para não cair no golpe, um pouco de atenção evita que você seja vítima.

Em primeiro lugar devemos ficar atento a propostas tentadoras que chegam através de mensagem nas redes sociais e no próprio WhatsApp, ainda que tal proposta venha de um amigo ou parente.


Na maioria das vezes são ofertas de descontos “imperdíveis”, onde a vítima fica tentada e acaba clicando no link enviado pelos criminosos. Este link pode ser a chave para o criminoso ter acesso aos seus dados, como senhas por exemplo, então fique atento a esse tipo de mensagem e evite cair em tentação.

Outro método usado pelos criminosos é enviar ofertas de produtos com descontos ou oferta de emprego usando o nome de empresas conhecidas no mercado para assim passar mais credibilidade, normalmente o criminoso pede para que a vítima um código que foi enviado para seu celular e assim poder liberar o desconto ou a oferta de emprego, esse código na verdade dará todo acesso ao criminoso aos seus dados e logo o criminoso fará a clonagem do seu número de WhatsApp ou de sua rede social.


Após a clonagem o criminoso se passando pela vítima começa então a enviar mensagem (normalmente para aquelas pessoas que a vítima mais tem conversas registradas no aplicativo) pedindo certa quantia em dinheiro para pagar algo urgente, sempre com a desculpa de que seu banco encontra-se com problema no aplicativo ou que errou a senha e não tem acesso ao aplicativo do banco.


Existem alguns casos de clonagem da rede social instagram, onde normalmente o criminoso posta produtos com valores bem abaixo do mercado, normalmente móveis e eletrodoméstico.


Uma forma muito prática de evitar cair nesse golpe e transferir dinheiro ao golpista é pedir para a pessoa te ligar ou enviar uma mensagem de voz, o que provavelmente o criminoso não fará e vai inventar uma desculpa qualquer para evitar a ligação ou envio de mensagem de voz.

Outra forma bastante usada pelos criminosos é o envio de mensagem, seja por WhatsApp ou SMS se passando por um banco, importante salientar que os principais bancos do país, como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco e Itaú não enviam mensagens de SMS e WhatsApp.


Uma forma de evitar cair nesse tipo de golpe é após receber qualquer tipo de mensagem do banco se dirigir até o mesmo para confirmar o contato. Fique atento também a ligações de banco e nunca passe seus dados, o melhor é se dirigir ao banco para saber mais informações sobre tal ligação.

De toda forma, caso venha cair em algum tipo de golpe, providências iniciais devem ser tomadas, como informar ao seu banco, alterar senhas das redes sociais e do aplicativo do banco, bloquear cartões, avisar a amigos e parentes, e registrar ocorrência policial.


Por fim, desconfie sempre quando alguém pedir dinheiro através das redes sociais, entre em contato com a pessoa através de ligação telefônica, deixe claro aos seus amigos e parentes que você em nenhuma hipótese pedirá qualquer quantia via mensagem e que caso realmente você precise de dinheiro irá fazer uma ligação ou ir pessoalmente até a pessoa.


Adriano Martins de Sousa

Advogado

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page